top of page

PERSONAGENS E motos QUE FIZERAM HISTÓRIA NO CINEMA

Born To Be Wild and Easy Rider

ASSISTA AO FILME INTEIRO

Easy Rider (br: Sem Destino / pt: Easy Rider) é um road movie americano de 1969, escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, produzido por Fonda e dirigido por Hopper.

Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objectivo de alcançar a liberdade pessoal. O sucesso de Easy Rider ajudou a avivar a fase New Hollywood do cinema norte-americano durante a década de 1960.

Um marco na filmografia de contracultura,[1] e a "pedra-de-toque" de uma geração" que "capturou a imaginação nacional",[2] Easy Rider explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal.

Sinopse

Os protagonistas são dois motociclistas, Wyatt ou 'Capitão América' (Fonda) e Billy (Hopper). Fonda e Hopper disseram que os nomes referem-se a Wyatt Earp e Billy the Kid. Wyatt veste-se de cabedal adornado com a bandeira americana, enquanto Billy se veste com calças e camisa ao estilo dos nativos americanos.

Depois de contrabandearem drogas do México para Los Angeles, Wyat e Billy vendem a mercadoria para um homem (protagonizado por Phil Spector) em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, eles vão rumo a Leste na tentativa de chegar em Nova Orleans, na Luisiana, em tempo para o Mardi Gras.

Elenco

Principais prêmios e indicaçõesa

 

Oscar 1970 (EUA)

BAFTA 1970 (Reino Unido)

  • Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).

Festival de Cinema de Cannes 1969 (França)

  • Ganhou o prêmio de melhor filme de diretor estreante (Dennis Hopper).
  • Indicado à Palma de Ouro.

Globo de Ouro 1970 (EUA)

  • Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).

AFI's 100 Years

  • O filme ocupa o 88º lugar dentre os melhores filmes norte-americanos das últimas décadas, e o 29º dentre as melhores trilhas-sonoras de filmes.

A produção

A gênese para o filme Sem Destino começou com uma fotografia. Peter Fonda conta: "Eu me lembro o dia em que apareci com a idéia para Sem Destino, 27 de setembro de 1967. Estava olhando uma fotografia minha e de Bruce Dern em frente a uma motocicleta. Nós parecíamos grandes, numa imagem 18x24, em contra-luz, de forma que ninguém poderia dizer que éramos nós. E isso me deu um estalo, para fazer este filme".

Fonda chamou seu amigo Dennis Hopper e disse a ele sua idéia de dois jovens experimentando a "liberdade total" enquanto cruzavam o país de motocicleta. Hopper, no cinema desde Juventude Transviada (1955), estava pensando em abandonar a profissão de ator para se tornar professor de teatro. Fonda mudou a cabeça de Hopper, oferecendo-lhe a oportunidade de dirigir o filme.

Para financiar o projeto, Hopper pediu a seu amigo Jack Nicholson para apresentá-lo a Bert Schneider, um dos sócios da BBS Productions, uma companhia independente que lançava seus projetos pela Columbia Pictures. A BBS concordou em colocar 400 mil dólares para fazer Sem Destino.

A produção começou com locações em Nova Orleans, em 23 de fevereiro de 1968. Juntando-se a Hopper e Fonda estavam Karen Black e a futura coreógrafa e cantora Toni Basil. Apesar de Rip Torn ter sido originalmente escolhido para fazer o papel do advogado alcoólatra George Hanson, ele acabou deixando a produção antes do início das filmagens. Jack Nicholson - que a BBS havia enviado a Nova Orleans no cargo de produtor executivo - concordou em fazer o papel. Sua atuação o transformou num astro.

Curiosidades

  • Sem Destino foi lançado nos Estados Unidos da América em setembro de 1969 e retornou 17 milhões de dólares do investimento de 400 mil.
  • Durante as filmagens, os atores realmente fumaram maconha. Nicholson contou que na "cena do mato" ele fumou cerca de cem baseados.
  • Easy Rider foi ovacionado em Cannes, em 13 de maio de 1969. Não ganhou a Palma de Ouro, mas Hopper foi considerado o melhor diretor estreante.
  • Cenas do filme foram transmitidas num tributo da banda Gorillaz à Dennis Hopper em abril de 2010, no Festival de Glastonbury na música "Fire Coming Out Of The Monkey's Head", na qual Hopper participou.

Wild Hogs (Motoqueiros Selvagens, no Brasil ou Porcos Selvagens, em Portugal) é um filme norte-americano de 2007 do gênero Comédia dirigido por Walt Becker.

Enredo

Doug Madsen (Tim Allen), Woody Stevens (John Travolta), Bobby Davis (Martin Lawrence) e Dudley Frank (William H. Macy) são quatro homens

de meia idade que vivem nos subúrbios de Cincinnati, que encontram-se frustrados com o ritmo da vida diária e a falta de aventura. Doug é um dentista que tem dificuldade para se relacionar com seu filho Billy (Dominic Janes), Dudley é um programador de computador o único que tem medo de falar com as mulheres. Bobby é um encanador dominado pela esposa que o fez retornar ao trabalho depois de ter tomado um ano para escrever um livro, sem sucesso, e Woody é um advogado rico casado com uma supermodelo.

Quando Woody descobre que sua esposa está se separando dele e deixando-o à falência, ele sugere uma viagem de motocicleta para a Califórnia com os outros. Dudley topa na hora, enquanto Bobby mente para sua esposa dizendo que tinha ido a uma convenção de encanadores fora da cidade. Enquanto isso, Doug está relutante em deixar o trabalho, mas quando sua esposa concorda que ele deveria ficar em casa por causa de sua idade, ele se torna triste e sofre o que o médico chama de "induzida por catecolaminas supra-ventricular de taquiarritmias" (induzida por estresse e ataque de pânico) . Isso leva a esposa de Doug convencê-lo a ir na viagem.

Chamando a si mesmos "Motoqueiros Selvagens", o quarteto encontrar várias desventuras durante os primeiros dois dias de seu passeio, incluindo Dudley queima acidentalmente a sua tenda, dois encontros com um patrulheiro rodoviário gay, e um momento estranho em um lago quando o quarteto mergulha pelado e na hora surge uma familia para nadar no lago . Os homens então param em um bar na estrada, onde eles encontram a gangue Del Fuego, liderada pelo forte motociclista Jack (Ray Liotta). Jack chama os Motoqueiros Selvagens de "posers", e sua gangue rouba a moto de Dudley, obrigando os homens a sair com Dudley em um sidecar ligado a moto de Woody.

Chateado e humilhado pelo o que aconteceu, Woody tenta convencer os outros para voltar e pegar moto de Dudley. Os outros se recusam, por isso Woody volta sozinho, corta as linhas de combustível das motos da gangue e recupera a moto de Dudley. Woody diz aos outros que ele ameaçou processar o Del Fuegos se eles não lhe dessem moto de volta. Quando os Del Fuegos vem os Motoqueiros passando pelo bar fazendo caretas e sinais feios, tentam persegui-los, mas as motos não andam. Jack acidentalmente deixa cair seu cigarro aceso em uma linha de fluido de onde Woody cortou as linhas de combustível das motos, causando uma explosão que destroi o bar. Woody vê a explosão no bar em seu espelho retrovisor, entra em pânico e convence os outros para seguir em frente em vez de encher o tanque num posto de gasolina próximo, não percebendo que o próximo está a 300 km dali.

Os Motoqueiros Selvagens acabam em Madrid, Novo México, onde param em um restaurante exaustos e desesperados pegam a cerveja dos clientes e do balcão. Como resultado, todos pensam que eles são Del Fuegos . Quando os motoqueiros explicam suas ações, elas aprendem que os Del Fuegos vem aterrorizando a cidade regularmente, enquanto a força policial local, que tem muito pouco treinamento e sem armas, não pode fazer nada para proteger a cidade. Embora Woody ainda está com medo que os Del Fuegos descubram onde eles estão, os outros o convencem a permanecer na cidade durante a noite. Durante a sua estadia na cidade, Dudley se apaixona por Maggie (Marisa Tomei), proprietária do restaurante, enquanto dois Del Fuegos os veem e mandam sua localização para Jack. Jack diz a seus olheiros para não ferir os motoqueiros, até que ele chegue lá. Os Motoqueiros Selvagens enfrentam os gangsters e acreditando na história de Woody jogam catchup e mostarda neles.

No dia seguinte, Woody ainda inquieto finalmente convence os outros a ir embora, mas depois toda a gangue Del Fuego aparece. Jack ameaça causar estragos na cidade, a menos que os motoqueiros paguem pelos danos no bar. Woody conta o que ele fez para conseguir a moto do Dudley de volta. Jack toma conta da lanchonete de Maggie, mas quando ele ameaça queimá-la, Dudley tenta enfrenta-los e é capturado. Os outros se juntam para resgatar Dudley, mas são repetidamente derrotados. Os habitantes se unem para enfrentar os Del Fuegos, mas apenas depois que Damien Blade (Peter Fonda), o pai de Jack e fundador dos Del Fuegos, chega e ordena que a gangue vá embora. Blade repreende Jack por deixar quatro "posers" lutar contra uma gangue de motoqueiros, questionando em voz alta de que lado era o "posers", e dizendo que o bar era apenas um golpe de seguro. Blade diz que os Del Fuegos pegarem a estrada.

As esposas de Doug e Bobby chegam, e Doug reconcilia com seu filho. A esposa de Bobby ordena para que ele volte para casa, mas ele se recusa, finalmente ela deixa ele terminar o passeio. Os Motoqueiros Selvagens atingem a Califórnia, e em uma cena semelhante a do início do filme, Dudley distraído quase perde o controle do sua moto. Desta vez, porém, ele mantém o controle, enquanto os outros, em uma cena hilariante batem numa prancha de surf.

Nos créditos finais, é revelado que os Wild Hogs tinha chamado Extreme Makeover: Home Edition para dar a Del Fuegos um novo bar para chamar de lar. Enquanto a maior parte gangue está emocionanda, Jack é mostrado apenas chorando e não diz nada, mas o mais provável e que ele esteja alegre

Wild Hogs (Motoqueiros Selvagens

Sinopse e detalhes

Em Los Angeles dois grandes amigos, que são conhecidos como Harley Davidson (Mickey Rourke) e Marlboro (Don Johnson), ficam sabendo que um velho amigo vai perder seu bar, pois o banco quer construir um novo complexo e, para não ter seus planos atrapalhados, exige US$ 2,5 milhões para renovar o aluguel por 5 anos. Harley tem uma idéia "simples": assaltar o carro blindado do banco para conseguir o dinheiro. Eles realizam seu objetivo graças a perícia do grupo e uma boa dose de sorte, mas quando vão pegar o dinheiro descobrem que roubaram um carregamento de Sonho de Cristal, uma droga que vicia na hora e mata um em cada 7 usuários, pois atinge todo o sistema nervoso. Logo Harley, Marlboro e seus amigos começam a serem impiedosamente caçados pelos traficantes comandados por Chance Wilder (Tom Sizemore), que também administra o banco.

 

Harley Davidson e Marlboro Man

assista ao filme inteiro

motoqueiro fantasma( Ghost Rider)

Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider no original) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Criado pelo desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich, tendo estreado em Marvel Spotlight #05 (agosto de 1972).

Nos Estados Unidos existiam outros personagens que também se chamavam Ghost Rider (nome em inglês do Motoqueiro). O da Marvel (que provavelmente inspirou-se outro dos anos 50, de antiga editora, conhecido no Brasil como Fantasma Vingador) posteriormente virou Phantom Rider, um cowboy que assustava os malfeitores se disfarçando em fantasma[1], ou seja, usando uma tinta fosforescente e uma máscara branca. No Brasil esse personagem ficou conhecido como Cavaleiro Fantasma.

Além da evidente inspiração do antigo cowboy, também tem sido motivo de alguma "polêmica" a idéia do crânio flamejante do personagem, que teria sido inspirado em outro herói da Era de Ouro, mas que até hoje não foi confirmado pelos artistas da Marvel. Ainda assim, a marca da originalidade e talento da Marvel Comics garantiu que o Motoqueiro Fantasma viesse a se tornar mais um das dezenas de personagens bem-sucedidos da editora, que é a líder em vendas e adoração dos fãs por várias décadas.

O primeiro (e atual) Motoqueiro Fantasma foi Johnny Blaze, que trabalhava num show de motociclismo de um circo antes de fazer um acordo com o demônio Mefistofelis (que ele pensava ser Satã), com o intuito de salvar seu mentor e pai adotivo, transformando-se assim no Motoqueiro Fantasma. O segundo Motoqueiro Fantasma foi Denny Ketch.

O Motoqueiro surgia inicialmente logo após pôr-do-sol, ou quando seu hospedeiro experimenta um estado de grande sofrimento psicológico (que o hospedeiro, aliás, pode provocar propositalmente para trazê-lo à tona). A transformação é muito dolorosa, com a carne do hospedeiro derretendo para dar lugar à forma cadavérica do Motoqueiro. O Motoqueiro Fantasma não compartilha da personalidade do hospedeiro, tendo a sua própria. Ele se auto-intitula o Espírito da Vingança e persegue os criminosos que considera "pecadores".

Seus poderes consistem de um olhar capaz de submeter à vítima todas as dores que ela causou às outras pessoas (Olhar da Penitência), uma corrente de metal capaz de mudar de comprimento (no caso de Dan Ketch) e uma moto com rodas flamejantes (mesmo depois de deixar de ser o Motoqueiro, Johnny Blaze manteve uma moto dessas). Ele costuma enfrentar outros demônios como Zodíako, ocultistas como Troll e

Johnny Blaze era um artista de manobras em motocicletas que aceitou hospedar a alma de Zarathos, em troca da salvação de "Crash" Simpson, pai adotivo de Blaze e dono do local de exibições das motos. Esse Motoqueiro Fantasma fez parte, nos anos 70, do supergrupo conhecido como Campeões, juntamente com Anjo, Homem de Gelo, Viúva Negra, Hércules e Estrela Negra[1].

Roxanne Simpson, filha natural de "Crash" Simpson, foi a primeira pessoa a descobrir que o Motoqueiro Fantasma e Johnny Blaze eram a mesma pessoa. Por muito tempo, a força do amor de Roxanne era a única coisa que mantinha Satã longe do Motoqueiro Fantasma. Satã, porém, conseguiu enganá-la usando imagens falsas de seu falecido pai. Assim que Roxanne retirou a proteção, Satã tomou os poderes do Motoqueiro. Porém, Blaze conseguiu se safar com a intervenção de Daimon Hellstrom, o filho de Satã, que havia virado exorcista na Terra.

Algum tempo depois, Blaze conseguiu encarcerar Zarathos numa joia chamada Cristal Espiritual. Livres do demônio, Johnny e Roxanne se casaram e tiveram dois filhos.

O novo Motoqueiro Fantasma surgiu no ano de 1990. Em suas primeiras histórias, Dan e Barbara Ketch são perseguidos em um ferro velho. Em determinado momento, Dan acha uma moto abandonada, e, ao tocar involuntariamente na tampa do tanque da referida moto, acaba se transformando no novo Motoqueiro Fantasma, que leva Barbara até um hospital. Posteriormente, seria descoberto que se tratava do espírito de Noble Kale, um ancestral comum de Johnny Blaze e Danny Ketch.Em 2005, o diretor Mark Steven Johnson (que dirigiu a adaptação de Demolidor para os cinemas) iniciou as gravações do filme do Motoqueiro Fantasma, que é estrelado por Nicolas Cage, que é um fã do personagem, Raquel Alessi, Angry Anderson, Arthur Angel, Wes Bentley, Peter Callan, Sam Elliott, Peter Fonda, Donal Logue e Eva Mendes e distribuido pela Columbia Pictures. O filme estreou em 16 de fevereiro de 2007 nos cinemas mundiais e foi lançado 2 de Março nos cinemas brasileiros. É interessante também saber que o visual da moto do Motoqueiro se baseia nos moldes de uma moto "chopper". As chopper são motos que derivam das custom, com a diferença na posição do tanque que é alto na frente e baixo atrás formando uma linha com o eixo da roda traseira, o garfo da frente tem um ângulo em relação ao motor maior que nas custom e seu comprimento também é maior deixando a distância entre eixos bem grande. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto, dai vem seu nome que em inglês significa cortar, geralmente não possuem banco de passageiro, alforges, para-lamas dianteiros, porém seu visual é bastante despojado e agressivo. Daí é só conferir o "basic agt

bottom of page