top of page

caminhões e personagens que fizeram história no cinema

Falcão - O Campeão Dos Campeões (Over the Top) 1987

Over the Top (Falcão - O Campeão dos Campeões) é um filme do gênero ação lançado em 1987. O longa é dirigido por Menahem Golan e conta com a atuação e roteiro de Sylvester Stallone

Sinopse

Lincoln Falcão (Sylvester Stallone) é um caminhoneiro solitário em que ganha sua vida fazendo entregas pelo Estados Unidos da América em seu caminhão velho. Falcão como sempre é chamado, abandonou sua família por intermédio de seu sogro o Sr. Cuttler, pois sempre dizia que ele não prestava.

Ao receber notícias de que sua ex-esposa está com uma doença maléfica e a pedido da mesma, Falcão tem o difícil dever de conquistar a confiança e o amor de seu filho, que ele abandonou ainda pequeno.

Em uma viagem de três dias para a Las Vegas, Falcão realmente se mostrou quem era e demonstrou o que realmente sabia fazer de melhor, e colocou sua velha prática em ação, a queda de braço. Com o passar do trajeto Lincoln foi ganhando a confiança de seu filho e em seu destino teria o Campeonato Mundial de Queda de Braço.

Chegando a Las Vegas, Falcão vende seu caminhão para inverter em aposto nele mesmo. Depois de muito esforço para chegar a final Lincoln tem o difícil trabalho de ganhar do campeão Bull Harley e ganhar o prêmio do torneio um caminhão novinho.

Desse modo Falcão e seu filho podem recomeçar suas vidas, unidos o que é mais importante e esperado.

Lançamento

Na época de lançamento, o filme atingiu um auge muito bom em bilheterias, sendo considerado um dos maiores sucessos do ator Sylvester Stallone depois de seu mais conhecido longa lançado nos cinemas: Rocky.

Trilha sonora

A trilha sonora do filme foi lançada em 1987 para coincidir com o lançamento do longa dos cinemas. A trilha sonora lançada em CD contém músicas de Frank Stallone, Kenny Loggins (quem interpreta o tema sonoro do filme, "Meet Me Half Way"), Eddie Money e Sammy Hagar.

Listagem das músicas

assista ao filme inteiro

assista ao filme inteiro

Convoy (br: Comboio, pt: Convoy - Comboio dos Duros)

Convoy (br: Comboio, pt: Convoy - Comboio dos Duros) é um filme estadunidense de 1978, do gênero ação, dirigido por Sam Peckinpah. Baseado na canção country "Convoy" de C.W. McCall. Seguindo na mesma linha do sucesso do ano anterior Smokey and the Bandit (br.: Agarre-me se puderes), isto é, muitas cenas de perseguições nas auto-estradas envolvendo veículos em alta velocidade e colisões de todo tipo, o filme foi uma tentativa bem-sucedida de Peckinpah de fazer uma produção rentável e conseguir um bom "caixa" para dar sequência à sua carreira. Mas nessa época ele já estava com a saúde debilitada por problemas de drogas e alcoolismo, e apesar do sucesso popular alcançado, este acabou sendo seu penúltimo trabalho como diretor.

Sinopse

O caminhoneiro (motorista de caminhão) Martin "Rubber Duck" Penwald (alcunha dada pelo fato de carregar um pato de borracha no seu gigantesco caminhão) é perseguido pelo xerife Lyle Wallace nas estradas do Arizona e Novo México. Nessa briga ele recebe ajuda de outros caminhoneiros, que se comunicam pelo rádio o tempo todo (muitas das gírias usadas acabaram se tornando populares depois do filme). Nos intervalos ele namora a fotógrafa Melissa, a quem ajudara quando o carro dela quebrou na estrada. Quando o xerife prende Spider Mike, tentando usá-lo como isca para uma armadilha para Rubber Duck, ele e os caminhoneiros armam uma espetacular rebelião contra as forças policiais, formando um enorme comboio de caminhões.

Elenco

Trilha Sonora

  • "Convoy" by C.W McCall
  • "Lucille" by Kenny Rogers
  • "Cowboys Don't Get Lucky All The Time" de Gene Watson
  • "Don't It Make My Brown Eyes Blue" de Crystal Gayle
  • "I Cheated On A Good Woman's Love" de Billy "Crash" Craddock
  • "Okie From Muskogee" de Merle Haggard
  • "Southern Nights" de Glen Campbell
  • "Blanket On The Ground" de Billie Joe Spears
  • "Keep On The Sunny Side" de Doc Watson
  • "Walk Right Back" de Annie Murray

Black Dog Estrada Alucinante

assista ao filme inteiro

Black Dog (br: Estrada Alucinante / pt: Duelo na Estrada) é um filme dos Estados Unidos de 1998, realizado por Kevin Hooks. Estreou em Portugal a 14 de Agosto de 1998.

Resumo

Jack Crews (Patrick Swayze) é um camioneiro que perdeu a carta de condução quando foi condenado à prisão por causa de um determinado acidente.

Na sua liberdade condicional, Crews trabalha como mecânico numa oficina rasca e vive de forma modesta, mas sente-se feliz com a sua mulher e filha, de tal forma que recusa uma proposta que não pode recusar de 10 mil dólares para transportar uma carga desconhecida, mas se ele fosse apanhado com essa mercadoria seria o passaporte para a prisão.

Mas ao saber que se não pagar os 9 mil dólares da hipoteca de sua casa ela será penhorada e terá de viver para outro lado com a família, decide aceitar a arriscada oferta. Mas, durante a viagem determinadas coisas inexplicáveis acontecem e ele acaba por descobrir que está a fazer o transporte de armas ilegais, e que o seu chefe é corrupto e está a preparar um enorme negócio, ao vendê-las.

A situação fica cada vez mais complexa e ele tem de lutar contra tudo e todos para sobreviver e conseguir salvar a família, que acabou por se tornar refém do seu chefe.

Elenco

Ficha técnica

ulo Original: Black Dog

ris

Smokey and the Bandit

Smokey and the Bandit (Agarre-me se Puderes (português brasileiro) ou Os Bons e os Maus (português europeu)) é um filme estadunidense de comédia e aventura, dirigido em 1977 por Hal Needham. Depois de Star Wars, foi a maior bilheteria de cinema daquele ano nos EUA.

Sinopse

Os caminhoneiros Bandit, seu parceiro "Bola de Neve" são contratados pela dupla Big Eno e Little Eno para transportarem ilegalmente quatrocentas caixas de cerveja Coors de Texarkana (Texas) para a Georgia. "Bola de Neve" o fará em seu caminhão e Bandit o auxiliará com seu Pontiac Trans Am para despitar a polícia. No meio da viagem eles conhecem Carrie, que fugiu de um casamento com Júnior, filho do xerife Buford T. Justice, que passa a persegui-los.

Elenco

Produção

Além de Burt Reynolds e Sally Field, que eram noivos na época, o filme teve como grande atração os carro esportivo Pontiac Trans Am, pilotados por Reynolds. Filmado na Georgia (Estados Unidos), teve duas continuações: em 1980, Smokey and the Bandit II ("Desta Vez Te Agarro", no Brasil), do mesmo diretor e a última com a dupla de protagonistas. A terceira foi feita em 1983. Em 1994 foi realizada uma série de filmes para a TV (Bandit Goes Country, Bandit Bandit, Beauty and the Bandit and Bandit's Silver Angel) com roteiro e direção do mesmo Hal Needham.

Curiosidades

  • O ex-dublê Hal Needham queria fazer um filme "B", com Jerry Reed como Bandit. Mas quando seu velho amigo Burt Reynolds leu o roteiro e aceitou fazer o filme, ele se tornou uma super-produção com Reed passando para o papel de Snowman. (Reed faria Bandit em Smokey and the Bandit Parte 3).
  • "Buford T. Justice" era o nome de um patrulheiro real que trabalhara na Flórida, conhecido de Reynolds.
  • Nas comunicações pelo rádio, eles chamam os policiais de "Smokey" ou "Bears" (ursos), numa referência ao personagem de desenho animado Urso Smokey.
  • O tema musical é a canção "Eastbound and Down", interpretada por Jerry Reed.
  • Na canção "Cadillac Ranch", do álbum de 1980 de Bruce Springsteen, The River, ele canta : "James Dean in that Mercury '49 / Junior Johnson runnin' thru the woods of Caroline / Even Burt Reynolds in that black Trans-Am / All gonna meet down at the Cadillac Ranch".
  • Em 1982, num episódio de "A Super Máquina" Knight Rider ("Good Day at White Rock"), é dito que o carro Kitt tivera como passageira Sally Field em Smokey and the Bandit'.

Smokey and the Bandit

bottom of page